Com devolver a visão para cães e gatos com catarata
A catarata é uma condição ocular que pode afetar animais de todas as idades e [...]
Ver matéria completaOs procedimentos cirúrgicos da NOVA são realizados com a mesma tecnologia usada em humanos. Isso significa que você irá oferecer para seu filho de quatro patas os melhores veterinários e os mais modernos equipamentos, resultando em um tratamento com grandes chances de sucesso e com o menor trauma cirúrgico possível.
Essa é uma cirurgia que muitas vezes devolve a visão aos nossos pets. Por isso somos apaixonados por ela. Essa doença ocorre quando o cristalino - que é a lente natural do olho - torna-se opaco, afetando a visão, interferindo nas atividades diárias e reduzindo a qualidade de vida.
Na técnica utilizada pela Nova, a facoemulsificação, é feito somente um microcorte na córnea por onde entram os aparelhos. Assim, o ultrassom é usado para fragmentar a lente turva, o cristalino, que é então fragmentado e "sugado". Em seguida, uma lente intraocular artificial é inserida para restaurar a clareza visual.
A cirurgia de catarata é feita com anestesia geral. Por isso, exigimos todos os exames pré-operatórios. A recuperação após a cirurgia de catarata é geralmente rápida. Os pacientes podem experimentar melhora na visão logo após o procedimento. O oftalmologista fornecerá instruções pós-operatórias, incluindo o uso de colírios e restrições de atividades.
O crosslinking corneano é uma tecnologia nova para o tratamento das ceratites infecciosas (úlceras de córnea) e úlceras em melting - que acometem frequentemente os animais braquicefálicos.
O procedimento envolve a aplicação de vitamina B2 na superfície da córnea, seguida pela exposição à luz ultravioleta. Essa combinação reforça as fibras de colágeno na córnea, fortalecendo-a. O objetivo é estabilizar ou melhorar a condição corneana a longo prazo, além de ter um efeito bactericida (elimina agentes etiológicos causadores das úlceras contaminadas). A precisão é fundamental, considerando a sensibilidade e a delicadeza da córnea.
O procedimento geralmente é realizado sob anestesia geral, dependendo da condição do animal e da necessidade da cirurgia. Após o crosslinking, podem ser prescritos medicamentos tópicos, como colírios antibióticos e anti-inflamatórios, para ajudar na recuperação. Os resultados em si variam dependendo da condição específica e da resposta individual de cada animal.
O tratamento de úlcera no olho do cão é variável dependendo de fatores como extensão da lesão e grau de lesão (úlcera simples ou complicada). Normalmente, numa úlcera da córnea simples, o tratamento é feito à base de colírios, antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais complexos, pode ser necessário recorrer a cirurgia de urgência para impedir que o animal perca a visão.
São em geral cirúrgias para reparo de úlceras de córneas, perfurações corneanas, dermoides, tumores e traumas envolvendo a área.
A excisão de tumores oftalmológicos é indicada para tratar tumores que afetam os olhos, pálpebras, glândulas lacrimais, órbita ou outras estruturas oculares. Isso pode incluir tumores benignos, malignos ou lesões que afetam a visão ou causam desconforto.
Antes da cirurgia, o paciente é submetido a uma avaliação oftalmológica completa, incluindo exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para avaliar a localização e a extensão do tumor.
A técnica cirúrgica pode variar dependendo do tipo e da localização do tumor. Em alguns casos, a excisão pode envolver a remoção do tumor em conjunto com parte do tecido ao redor para garantir margens de segurança e reduzir o risco de recorrência.
Os resultados a longo prazo da excisão de tumores oftalmológicos dependem da natureza do tumor, da eficácia da cirurgia e do acompanhamento pós-operatório. O oftalmologista monitorará o paciente regularmente para avaliar a recuperação e detectar qualquer sinal de recorrência
As Blefaroplastias, como são denominadas as cirurgias de plásticas palpebrais, tem por objetivo corrigir alterações que acometem as pálpebras dos pets que levam a um grande desconforto ocular. As principais alterações congênitas que podem levar à necessidade da Blefaroplastia são:
• Entrópio: quando as margens palpebrais são invertidas e fazem com que os pelos fiquem voltados pra dentro do olho. Predisposição para Sharpei, Chow chow, American bully, Shih-tzu, Pug; gatos como Persa, Himalaio.
• Ectrópio: é o inverso de entrópio, quando a margem palpebral é muito grande e evertida, expondo excessivamente à conjuntiva. Predisposição para Dogue Alemão, Basset Hound, São Bernardo.
Existem ainda as alterações adquiridas, como são os casos de nódulos e tumores palpebrais, traumas que levem a laceração (rasgos nas pálpebras).Todas essas alterações levam ao desconforto ocular, secreção ocular exacerbada, lesões e cicatrizes de córnea. Independente da causa, a cirurgia de blefaroplastia tem como objetivo corrigir essas alterações, de modo que restabeleça a anatomia da pálpebra para que essa exerça a sua função, que é de proteger a superfície ocular e manter a integridade do filme lacrimal, além de minimizar os sinais clínicos que essas anormalidades podem causar.
É preciso ressaltar a necessidade de treinamento, conhecimento das técnicas e uso de materiais cirúrgicos específicos para que possa ter um bom sucesso, visto que se trata de tecidos ultra delicados. Os resultados da cirurgia podem variar a longo prazo dependendo do tipo e das necessidades individuais do paciente. Mas na maioria dos casos, proporcionam melhorias significativas na estética e função ocular.
Outras cirurgias, como a restauração do globo ocular podem ser citadas, mas são bem menos comuns no dia a dia da clínica veterinária.
A remoção do globo ocular como um todo, incluindo o revestimento fibroso interno, recebe o nome de enucleação ocular. É um tipo de cirurgia considerado comum, indicada em casos de perfurações oculares, ruptura do nervo óptico, neoplasias intraoculares, traumatismos severos entre outros.
Os olhos do seu pet são um universo inteiro. Que tal mergulhar nesse universo com apenas alguns cliques? Vem com a gente!
A catarata é uma condição ocular que pode afetar animais de todas as idades e [...]
Ver matéria completaO que é olho seco? O que causa a doença? A doença resulta de alteração [...]
Ver matéria completaO entrópio é uma condição ocular que afeta cães e gatos, preocupando muitos tutores de [...]
Ver matéria completaCom o aumento da incidência de diabetes em cães e gatos, é essencial compreender as [...]
Ver matéria completaPreencha os dados e entraremos em contato com você o mais rapidamente possível.